Blog do Leão Pelado



Este blog está construído segundo as normas da W3C, pelo que pode apresentar irregularidades em browsers que não as sigam, como o Internet Explorer e o Google Chrome. As bandas rotativas não funcionam no IE e as molduras são duma só cor.


Visite o blog da Mentira!
Colaboradores:

A. João Soares, Aruangua, J. Rodrigues, Sapiens, Mentiroso



Boa Acção Governamental !

Num governo que finge ser socialista, mas em que as decisões provam o contrário, pois que até deixa a oposição de direita sem poder de contestação credível – dado que usam procedimentos da direita – é verdadeiramente de estranhar que tenham aumentado os impostos a pagar pelos bancos.

O que não se aventam é a dizer que essa mísera percentagem é verdadeiramente insignificante. O seu valor é tão ridículo que nem pode ser senão mais uma mão cheia de areia atirada aos olhos da população (eleitores).

Desde a última Abrilada, no século passado (já tinha havido outra em 1824), que os bancos têm vindo a aumentar os seus ganhos ilícitos à custa da exploração da população e das empresas. Um autêntico roubo institucionalizado e legalizado por governos que sobrepõem os interesse particulares de meia dúzia aos interesses nacionais, mas que se dizem democráticos. Quando se revêem estas ocorrências não se pode deixar de assinalar que os bancos têm utilizado todos os métodos sujos que a podridão política lhes tem permitido, desde os arredondamentos ilegais. Manipulando a simples aritmética (de admirar que os alunos sejam tão maus em matemática num país em que tudo que se lhe refere contraria o que se lhes ensina?) à publicidade para atrasados mentais, paga pelas próprias vítimas.

A decisão agora tomada não pode, pois, passar de mais um logro governamental, tanto que o governo está já a ponderar a possibilidade de se retrair na obrigação da devolução duma parte do roubo ilegal, os arredondamentos. Deve, mesmo assim, reconhecer-se que globalmente, esta decisão, ainda que lamentavelmente pequena, vai no bom sentido. Em vista dos lucros exagerados dos bancos não se compreende o que pode levar os políticos a permitirem que quem ganha mais pague menos. Só se for na continuidade duma política intencionalmente reconhecida por alargar o fosso entre ricos e pobres. Os resultados estão lá para nos tirarem qualquer dúvida que possa subsistir, sem intenção não poderia ter uma continuação tão persistente e com resultados tão bem sucedidos através de tantos anos.

0 mentiras: